COLUNA DA SEGUNDA FEIRA – Disputa em Paranatama promete ser acirrada com a definição dos candidatos da situação e oposição

O município de Paranatama tomou conhecimento no último domingo (07) da chapa majoritária que irá disputar a prefeitura local com o apoio do prefeito Valmir do Leite (PT). Na outra ponta a oposição do município que tem no ex-prefeito Zé Teixeira (PSB) seu expoente maior também já definiu sua chapa majoritária.

A polarização será entre a chapa governista Henrique de Nino e Enilda Leonel (Republicanos), que enfrentarão a chapa oposicionista Luciano Brito e José Teixeira Filho (PSB).

OPOSIÇÃO - Luciano Brito até pouco tempo era secretário de agricultura de Paranatama e mantinha uma expectativa de ser apontado como candidato a prefeito da situação. Como a indicação dificilmente aconteceria, tornou-se um dissidente do governo e migrou para ser o candidato da oposição.

A aliança foi com o grupo do ex-prefeito Zé Teixeira que foi 2º colocado nas eleições de 2020 e possuiu uma liderança e um alto capital político consolidado. O vice na chapa é o filho mais jovem de Zé Teixeira, o José Teixeira Filho, que foi secretário de saúde durante 09 anos.

SITUAÇÃO - Henrique de Nino é pouco conhecido politicamente. É advogado e filho do atual secretário de saúde “Nino”, que é irmão do prefeito Valmir do Leite. O desafio no momento é apresentar Henrique como o nome certo para sucessão do tio e medir sua aceitação perante o eleitorado.

Tarimbada e amplamente conhecida do eleitorado, Enilda Leonel foi apresentada como sendo a candidata a vice-prefeita. Enilda estanca uma sangria que vinha acontecendo no governo de Valmir, pois algumas peças importantes estavam deixando o governo.


TERCEIRA VIA – Contador nos últimos 11 anos da prefeitura de Paranatama e coordenador geral das últimas 04 campanhas majoritárias eleitas no município, Luiz Paulo que é conhecido por Calluxo (UB) também vinha sendo especulado como possível candidato a prefeito.

Calluxo deixou o governo e criou-se uma expectativa sobre os rumos do seu futuro. Se vai apostar e encabeçar uma terceira via ou se vai se aliar a base oposicionista do município. Informações extraoficiais apontam que Calluxo tem vereador bastante ligado a si e que pode deixar o governo futuramente.


ATUAL VICE-PREFEITO – Atual vice-prefeito do município, Claudeílson Oliveira (PSDB) vinha apostando em uma candidatura majoritária, mas preferiu voltar a base que o elegeu e vai ser candidato a vereador no grupo de oposição.

Foi uma das vozes articulistas da junção entre o empresário Luciano Brito e Zé Teixeira. Claudeílson já foi vereador em duas oportunidades, presidente da câmara de vereadores e estava em seu 2º mandato como vice-prefeito.

ZELANDIO SANTOS SILVA – O empresário Zelandio Monte Horebe (PSD) como é conhecido, teve participação determinante na formação da chapa da oposição. Primeiro tinha feito aliança com Zé Teixeira e participou ativamente para trazer Brito para a oposição.

Candidato a prefeito nas últimas eleições de 2020, foi vice-prefeito na chapa de Enilda Leonel em 2016. É o principal apoiador e homem de confiança do ministro André de Paula. Deve apoiar ativamente seu irmão Robbi Monte Horebe por uma vaga no legislativo.

VEREADORES – A câmara de vereadores deve ter papel determinante na eleição em Paranatama. Atualmente Valmir do Leite tem uma maioria folgada no legislativo, mas após as intensas movimentações ainda não conseguimos vislumbrar as futuras configurações.

Como a disputa promete ser acirrada, quem conseguir uma maioria dos atuais vereadores na sua chapa terá – pelo menos na teoria -uma vantagem na corrida pela prefeitura local.

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem