Ad Code

Responsive Advertisement

A força dos pré-candidatos à ALEPE no agreste meridional

A força dos pré-candidatos à ALEPE no agreste meridional

Começou nesta quarta-feira (02) a chamada janela partidária e vai até o próximo dia 02 de abril. Até lá os parlamentares podem mudar de partido sem correrem o risco de perderam seus mandatos, que já é decisão consagrada que pertence aos partidos e não aos candidatos.

O agreste meridional deve apresentar bons quadros para o eleitorado ter direito de escolhas, mas nem todos devem lograr êxito e somente apenas alguns pré-candidatos à ALEPE e que terão reais forças de angariarem uma vaga no legislativo pernambucano.

Nas eleições de 2018 o coeficiente eleitoral ficou na casa dos 92 mil votos. Esse foi o número que cada partido ou coligação precisava somar para ter direito a uma vaga.

Igual a 2018 teremos em 2022 o PSB que provavelmente fará a maior bancada, seguido por PP e possivelmente o UNIÃO e o PT brigarão pela 3º ou 4º maior bancada.

Ter abaixo de 30 mil votos é derrota na certa. No PSB a concorrência deverá ser ainda maior e é bom os pretensos candidatos atingirem mais de 35 mil votos e não focarem refém do que aconteceu em 2018 quando a delegada Gleide Ângelo atingiu mais de 400 mil votos e puxou candidatos com cerca de 23 ou 25 mil votos.

No agreste meridional até o momento enxergamos apenas as candidaturas de Danillo Godoy (PSB), Izaías Régis (PSDB) e Cayo Albino (PSB) com envergadura política para tanto.

Izaías e Cayo são obrigados a irem buscar muitos votos fora de Garanhuns que terá cerca de 60 mil votos válidos onde dificilmente os dois ficarão com 50% do bolo, já que a divisão entre dezenas de candidatos deverá pulverizar boa parte desses votos.

Um ponto positivo que Izaias terá em relação ao filho do prefeito de Garanhuns é que a concorrência no PSDB de Raquel Lyra é infinitamente menor pela enfrentado por Cayo no PSB de Danilo Cabral.

Candidato do PSB na região, o ex-prefeito de Bom Conselho parece que atingirá com facilidade a marca dos 30 mil votos e com certeza hoje é um dos grandes nomes do agreste meridional.

Merecem destaque e podem surpreender ainda as candidaturas do ex-vereador e candidato a prefeito em 2020 em Garanhuns, Zaqueu Lins (PL) e da ex-prefeita de São Bento do Una,l Débora Almeida (PSDB)

Escrito por Wellington Freitas.

Postar um comentário

0 Comentários