Ad Code

Responsive Advertisement

" A FALTA QUE O FIG ME FAZ E TE FAZ" Por P.H Rocha


 

Neste domingo, dia 30/07/2023, chegou ao fim a 31° edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Envolto em polêmicas quanto à organização, planejamento, infraestrutura e grade de programação, o FIG ocorreu mesmo assim na cidade das flores.

É difícil falar de um evento tão grandioso, tão poderoso como o FIG. Apesar de todas as polêmicas, o gostinho de "quero mais" é inevitável. A sensação transmitida pelo Festival é inigualável, é sentida no clima (que vai além do atmosférico) da cidade.

Ao se deslocar pelas dezenas de polos oferecidos pelo FIG não é raro encontrar ali um grupo de maracatu; na outra esquina, uma cantoria de frevo, samba; olha acolá, o Boi da Macuca passando; se piscar, perdeu o desfile de moda no Parque Euclides; se liga nas danças, no folclore, no reisado, etc.

A efervescência cultural é gigantesca e abarca todos, repito, todos os gostos. Nesse período, Garanhuns respira as artes, transpira a música, transborda a cultura! Sim, para quem conhece o Festival, sabe: poderia ser melhor, até maior, porque já foi antes.

Espera-se que o Governo do Estado lembre disso no próximo ano, que o FIG não seja tratado como uma festa qualquer, com infraestrutura sendo montada no dia de abertura, com "atração surpresa" escondendo a falta de organização e até com horários sendo trocados em cima da hora.

E, mesmo com todas as críticas, não tem como não pensar: "olha, até quando tenta ser ruim, o FIG ainda é bom demais"! Porque se acorda no outro dia com a sensação de ausência, de falta, e de onde vem essa saudade, senão da cultura, da música, da arte que imperou nos últimos 10 dias?

Que o já anunciado FIG 2024, entre os dias 18 e 28 de julho, venha logo pra matar a tal saudade, mas que venha com melhor organização, com um carinho maior, com o olhar e atenção que de fato merece.

" P.H Rocha (Pedro Henrique Rocha) é um jovem que se mostrou uma grata surpresa. Cobriu magistralmente todo o festival com exclusividade para o blog do Wellington Freitas, com imagens e principalmente textos maravilhosos, sempre exaltando as maravilhas culturais do 31 ° Festival de Inverno de Garanhuns.

Postar um comentário

0 Comentários