Ad Code

Responsive Advertisement

Sobre Política e Leões

Sobre Política e Leões


Por Wellington Freitas

Com a voz rouca e uma exuberante juba, O leão, rei da selva ruge (grita): Eu sou o rei da selva! Eu mando aqui!. Já cansado de tantas batalhas em defesa de seu território e dando sinais que seu tempo a frente do reinado está prestes a acabar, o feroz Leão, que expulsou todos os machos (filhos) do bando, prepara-se para sua maior batalha.

Um jovem Leão, que quando ainda jovem fazia parte de seu bando, pouco a pouco, dia a dia, vinha se fortalecendo para no momento exato, por a prova toda sua virilidade e juventude, contra aquele que um dia julgou ser o rei e nunca envelhecer e tão pouco perder sua majestade.

Cansado de tanto esperar, o jovem Leão parte para o combate. A luta é sangrenta e afugenta todos que de alguma forma tentam intervir. Depois de uma longa batalha, o jovem Leão vence.

Derrotado, machucado e com sua moral abatida, o agora ex-rei da selva, parte em sua jornada solitária. Vagando pela savana, para muito em breve ir em busca de comida. Já fraco, prepara um bote em uma presa. Como quem não pode desperdiçar energia, consegue montar em seu jantar, mais suas presas não conseguem mais perfurar o grosso couro de sua comida.

Muito mais cansado e já magro, desiste da caça e não lhe resta mais outra alternativa senão deitar-se no sono profundo e ser devorado por aqueles que um dia julgou serem inferiores.

É assim também na política...

Embriagados pelo poder, velhos Leões~(velhos políticos), não reconhecem a ascensão dos jovens Leões (jovens políticos), e em muitos casos preferem serem derrotados, do que contribuírem com novos projetos políticos, que são comuns em uma democracia.

Pensam que os eleitores são súditos eternos e recusam-se a admitir que seus reinados políticos um dia passam. Não entregam seus territórios e preferem perdê-los definitivamente, julgando  serem os únicos capazes de dirigirem os destinos daqueles que um dia chamou de seus.

O tempo é implacável e novas lideranças surgem corriqueiramente e desafiam as velhas lideranças em uma verdadeira batalha pelo terreno. Derrotado, os velhos políticos saem a dizer que o povo é traidor, mas, na época que eles foram vitoriosos o povo era sábio.

No reino animal, o jovem Leão um dia será desafiado e irá ser derrotado. é assim também na política...



Postar um comentário

0 Comentários