Vereador quer jogo de xadrez como programa permanente na rede municipal de ensino de Garanhuns E MAIS alunos do CAIC participam de etapa nacional da modalidade

Vereador quer jogo de xadrez como programa permanente na rede municipal de ensino de Garanhuns E MAIS alunos do CAIC participam de etapa nacional da modalidade


Com atuação voltada e mais marcante para a educação nos últimos meses, o vereador garanhuense, Alcindo Correia (de saída do PCdoB), formulou requerimento com destino a secretaria municipal de educação, para que a rede iniciasse um estudo de viabilidade técnica e profissional, para que o programa de jogos de xadrez seja definitivamente implantado na referida rede educacional.

Em sua argumentação, o legislador cita os eficazes benefícios aos praticantes dos jogos de tabuleiro, como o desenvolvimento da criatividade, capacidade de resolução de problemáticas, concentração, melhora na aprendizagem e memória, além do combate a algumas doenças degenerativas do cérebro, como por exemplo o Alzheimer e demência.

Várias escolas, incentivadas pelos professores de educação física, já fazem uso da prática corriqueira do jogo de xadrez, sendo que nem todas as escolas são adeptas e poucas possuem estrutura física e de material para o correto e completo desenvolvimento desta prática pedagógica. O pedido vem reforçar essa necessidade e propiciar uma estrutura básica em toda a rede municipal de educação. A secretária de educação, Eliane Vilar, já sinalizou que em 2020 algumas escolas serão contempladas com o projeto.

Nos últimos meses o parlamentar que faz parte da base governista na casa Raimundo de Moraes, solicitou que o abono educador voltasse a ser pago anualmente aos professores municipais, além de solicitar a implantação do módulo de educação integral nas novas instalações da escola Pe Agobar Valença (antigo municipal)

Alunos do CAIC
ALUNOS DO CAIC CLASSIFICAM-SE PARA A COPA DO BRASIL DE XADREZ QUE OCORRE NO RS 

No início de março de 2019, timidamente iniciou-se o projeto "xadrez no CAIC" com participação de aproximadamente 15 alunos. Em menos de um mês eram mais de 40 os participantes.

Oriundos do programa, 16 alunos participaram de uma classificatória para a "Copa do Brasil de Xadrez" que contou com 105 competidores e foi realizado na AABB. Três (03) alunos foram classificados para a etapa nacional e viajam para a cidade de São Gabriel no estado do Rio Grande do Sul onde participam nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro do torneio. Foram classificados os alunos: Emanuel Felipe no sub-08, Raíssa Chaves no sub-10 e Karoline no sub-12.

A prefeitura de Garanhuns e a secretária de educação deu total apoio no custeio da viagem. A orientação do projeto é do professor, Audálio Alves.

A escola CAIC também registrou o 2º lugar nos JEP''S (Jogos Escolares de Pernambuco) etapa agreste meridional neste ano de 2019, ficando a frente do tradicional Colégio Diocesano de Garanhuns.

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem