Especial família do Leite - CAPÍTULO III - O GOVERNO POPULISTA E A CASSAÇÃO DE ZÉ DO LEITE

Especial família do Leite
- CAPÍTULO III -
O GOVERNO POPULISTA E A CASSAÇÃO DE ZÉ DO LEITE


E Zé do Leite começou seu governo em janeiro de 2005, gozando de uma incrível aceitação popular e não demorou muito para cair nas graças dos mais humildes, um verdadeiro fenômeno. Priorizou um setor até aquele momento negligenciado, o homem do campo, da roça, valorizou o matuto.

Zé, deu total apoio ao setor agrícola do município o que lhe rendeu ares de imbatível e nas eleições estaduais de 2006 fez Armando e Izaías, os deputados federal e estadual mais votados de Saloá até aquele momento.

Mas, Zé cometeu um erro gravíssimo, um pecado político mortal. Se por um lado era adorado e venerado pela população carente, do outro lado esqueceu que na política temos que manter os amigos ao nosso lado.

Já no início de mandato houve um distanciamento com seu vice, Gilvan Pereira (não vou discutir aqui o mérito da questão), e escanteou antigos aliados, fazendo deles seus piores inimigos e trazendo para junto de si um verdadeiro pesadelo político/administrativo.

O fato que entrou para os anais da história política de Saloá, é que em 12 de dezembro de 2007, Zé do Leite foi cassado por sete dos nove vereadores que formavam a câmara na época.

Os mais jovens precisam saber e os mais velhos precisam relembrar, que nunca na história de Saloá, um prefeito conseguiu um apoio popular tão sólido e forte. O povo literalmente foi para a rua e acuavam determinados vereadores na saída da câmara, jogavam objetos, pichavam muros e a escolta policial era uma constante. 

O apoio popular, as pressões populares no final não foram suficientes para darem sustentabilidade ao governo que durou tão pouco e foi amado pela classe social mais humilde e odiado e combatido pelos antigos donos do poder na cidade.

Para que a cassação de Zé do Leite fosse levada “a cabo”, houve a união entre Gilvan Pereira e a família Ricardo, que curiosamente está no poder nos dias atuais, justamente através das mãos de Zé do Leite e família.


Zé do Leite, acabou aprendendo uma máxima da política que diz: “Na política temos que ter os amigos perto de nós, e os inimigos mais ainda, que é para sabermos o que estão tramando”.

Com seus algozes do passado no poder, em 12 de dezembro de 2019, exatamente 12 anos após a cassação, a vice-prefeita, Socorro do Leite, anunciou que a família do Leite estão fora de política...

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem