Ad Code

Responsive Advertisement

Secretário de Educação anuncia rateio de recursos do FUNDEB aos professores no início de 2022

Secretário de Educação anuncia rateio de recursos do FUNDEB aos professores no início de 2022

Desde a Constituição Federal de 1988, algumas receitas dos impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios se encontram vinculados à Educação. 60% desses recursos - 70% a partir de 2022-  da educação passaram a ser subvinculados ao pagamento de salários dos profissionais da educação.

O FUNDEB foi criado em 2006 (implantado em 2007) e passou a promover a distribuição dos recursos com base no número de alunos da educação básica informado no Censo Escolar do ano anterior. Ou seja, os Municípios passaram a receber os recursos do FUNDEB com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

A prefeitura de Paranatama, através do Secretário de Educação, Ednaldo Fabiano, anunciou no último dia 15 de outubro (dia do professor), que está previsto para ocorrer no mês de janeiro de 2022, a partilha entre os professores das sobras do FUNDEB de 2021 em forma de Rateio.

O Rateio é uma forma de pagamento e valorização aos profissionais da educação previsto em lei. Com a ação a gestão do prefeito Valmir do Leite (Progressistas) volta a valorizar a classe profissional.

PRECATÓRIOS DO FUNDEF - Paranatama é um dos municípios que ainda não receberam os precatórios do FUNDEF. Existe uma expectativa que o município figure entre os beneficiados em 2022, e que 70% ou 60% do recurso, fruto de dívidas da União com o ente, sejam rateados com a classe dos profissionais da educação e o restante do recurso investido na educação.

Postar um comentário

0 Comentários