O dia 04 de Abril e a política

O dia 04 de Abril e a política


Com as mudanças no código eleitoral, que dentre outras coisas extinguiu as chamadas coligações proporcionais (vereadores e deputados) com aplicação nas eleições deste ano, partidos e pretensos candidatos majoritários (prefeitos) tiveram que mudar drasticamente suas estratégias políticas.

Políticos da velha guarda e até da nova geração que não tomaram as devidas precauções, deixando de atentaram para a mudança, correm sérios riscos de não terem grupo políticos que os dê sustentabilidade eleitoral, pois na prática a tendência é um fortalecimento das siglas maiores e organizadas, restando o ostracismo para as legendas de pequenas proporções e projeções.

Como o prazo final para as filiações partidárias e mudanças nos domicílios eleitorais encerram-se no próximo dia 04 de abril, o pré-candidato que perder esse prazo não irá poder concorrer nas próximas eleições. Para os políticos que preferirem se isolar em um partido que não tenham múltiplas candidaturas a vereador estarão assinando a própria “sentença de morte política”.

Além da clausula de barreiras imposta pelo TSE, a de se atentar para os obrigatórios 30% das vagas serem preenchidas por mulheres, políticos experientes que não acompanharam as recentes mudanças estão tendo várias dificuldades de montarem chapas competitivas.

Um dos caminhos a serem percorridos será entrar em partidos já estruturados municipalmente. Ou filiam-se e colocam seus pré-candidatos em legendas que possam garantir várias vagas em disputa ou estarão condenados a perderam o protagonismo político.

É bom salientar que todos os partidos precisam estarem organizados, levando o máximo de candidatos para seus respectivos quadros partidários, pois, caso contrário, os partidos desorganizados passarão a ser meros expectadores dos que tiverem programas e projetos mais amplos.

Estes conseguirão sobreviver e crescer, recebendo os candidatos a vereador que souberem identificar com antecedência as melhores e maiores possibilidades eleitorais. É uma situação nova que requer dos futuros candidatos a vereador a capacidade de analisarem corretamente a viabilidade eleitoral dos partidos em cada município.

Escrito por Wellington Freitas

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem