COLUNA DA SEGUNDA-FEIRA (14/02) - Agreste Meridional deverá ter bons nomes para a ALEPE e alta competitividade

 

COLUNA DA SEGUNDA-FEIRA (14/02) - Agreste Meridional deverá ter bons nomes para a ALEPE e alta competitividade

A área geográfica que compreende o agreste meridional (AM) é formada por cerca de 21 municípios que tem em Garanhuns seu principal colégio eleitoral com influência de deputados e pré-candidatos que devem lutar voto a voto por um espaço.

Nossa reportagem ouviu diversas lideranças em quase todos os municípios do AM e constatamos que Claudiano Filho (PP), Danillo Godoy (PSB), Izaías Régis (PSDB), Álvaro Porto (PTB), Caio Albino (PSB) e Débora Almeida (PP) são as candidaturas com maiores envergaduras e lastros políticos da região na disputa por uma vaga à ALEPE.

Fernando Rodolfo (PL) deputado federal e candidato a reeleição é unanimidade de uma excelente votação. Silvio Costa Filho é um dos que possui mais apoios na região.

Merecem destaques também as recém lançadas pré-candidaturas do ex-prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD) a federal e uma possível candidatura do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (talvez MDB) também a deputado federal. O vice-prefeito de Paranatama, Claudeílson vai marchar com Raquel e disputará um mandato a deputado federal.

CENÁRIO DE MULTIPLAS CANDIDATURAS EM GARANHUNS ACIRRA A DISPUTA- Maior colégio eleitoral do AM, Garanhuns possui cerca de 90 mil eleitores aptos a votos. Desses, pouco mais de 64 mil foram os votos válidos nas eleições de 2020. (TSE eleições 2020).

Tivemos acesso a números que coloca o ex-gestor do município, Izaías Régis Neto (PSDB) bem acima dos seus principais concorrentes, que são o ex-candidato a prefeito Zaqueu Naun Lins (PL) e Caio Albino (PSB).

Registre-se que podemos ter ainda as candidaturas do vice-prefeito Dr. Pedro Veloso (PT) e Cel. Campos (UNIÃO) o que torna o cenário de votos para deputado estadual muito disputado.

Fernando Rodolfo deverá sem sombras de dúvidas ser o mais votado de Garanhuns quando mudamos a vitrola para deputado federal. Bairrista, Garanhuns poderá receber e aprovar a candidatura de Gersinho Filho (UNIÃO) e ver o que vai dar quando o assunto é Felipe Carreras (PSB) e Silvio Costa Filho (Republicanos) candidatos dos arqui-inimigos Sivaldo e Izaías respectivamente.

CLAUDIANO FILHO CONSOLIDADO E DANILLO GODOY ESTRELA EM ASCENÇÃO

Deputado estadual licenciado e atualmente secretário de desenvolvimento agrário de Pernambuco, Claudiano Filho (PP) tem situação consolidada em praticamente todos os municípios do AM, sendo votado em diversos locais pelos prefeitos e/ou principais oposições.

Danillo Godoy é a novidade na corrida por uma vaga na ALEPE (tá igual a doce onde todo mundo quer apoiar) já verifica-se uma robusta pré-campanha com vários e vários prefeitos do AM já definidos para seu palanque. É apontado como um nome fortíssimo não só na região e tem totais chances de vitória.

ÁLVARO COM RAQUEL OU MIGUEL

Apesar de já ter participado de momentos de pré-campanha com Raquel Lyra (PSDB) que é pré-candidata ao governo de Pernambuco, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) ainda não definiu (na prática) qual será seu rumo nesse sentido.

Deverá deixar o PTB na janela partidária que se inicia em 02 de março e se filiar em um partido que ofereça condições políticas de o reconduzir à ALEPE. Tem a prefeita de Canhotinho e o prefeito de Quipapá como cabos eleitorais fortes.

DÉBORA ALMEIDA APARECE BEM

A ex-prefeita de São Bento do Una (apesar de não ser um município do AM) apareceu bem posicionada e já conta com apoios declarados em municípios como Caetés e Capoeiras e deverá atingir vários outros locais. Deve filiar-se ao PSDB e encorpar a montagem da chapa proporcional do partido que dará sustentação a candidatura de Raquel Lyra.

Nas eleições municipais de 2020 o Agreste Meridional apresentou 304.402 (trezentos e quatro mil, quatrocentos e dois) votos válidos, sendo que a região possui 411.681 (quatrocentos e onze mil, seiscentos e oitenta e um) eleitores aptos a votar (Fonte: TSE, eleições 2020).

O presente estudo eleitoral para aferição dos números abrangiu os municípios localizados no agreste meridional pernambucano, oficialmente é constituído por 19 municípios: Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro,  Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha. Incluímos em nosso estudo os municípios de Águas Belas e Itaíba, totalizando assim 21 municípios analisados.

 

Escrito por Wellington Freitas

Dados colhidos por Wellington Freitas

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem