COLUNA DA SEGUNDA-FEIRA – Com oposição dividida e sem anúncio da chapa governista disputa em IATI continua embaraçada

Localizado no agreste meridional pernambucano e contando com um pouco mais de 17 mil habitantes e cerca de 15 mil eleitores (dados IBGE 2023, TSE 2023) o município de Iati apresenta nesse momento ao menos quatro candidaturas que se propõem disputar um mandato de prefeito.

BASE DO GOVERNO TONHO DE LULA – Até o momento o prefeito Antonio José de Souza, o Tonho de Lula (PSB) não se pronunciou sobre quem será o sucessor apresentado. De acordo com entrevista concedida nos últimos dias pela passagem do senador Humberto Costa (PT) pelo município, a decisão será anunciada após algumas ações no município.

CAMILA SOUZA – Não existe uma definição ou anúncio, mas a secretária de assistência social Camila Souza, que é sobrinha do prefeito Tonho de Lula tem seu nome especulado fortemente para ser escolhida sua sucessora nas próximas eleições.

MARIA AUGUSTA A CANDIDATA DA OPOSIÇÃO – Maria Augusta (PSDB) é o nome mais forte e mais comentado da oposição. É filha do ex-prefeito Luiz Tenório e foi candidata a prefeita nas eleições de 2020. Ela assumiu a posição de liderança da família na política.

As informações apontam que a vereadora mais votada nas últimas eleições, Rosilda (DEM) e a também a vereadora Zefinha Cassiano (PSDB) estão bastante alinhadas com a candidatura de Maria Augusta a prefeita.

A NOVIDADE CLEBER DO POÇO – Até pouco era desconhecido do público o nome e a pré-candidatura de Cleber do Poço (PCdoB) a prefeito de Iati. Aliou-se com o ex-vereador e ex-presidente da câmara, Renato Almeida (PCdoB) e começou sua pré-campanha.

Ainda não podemos cravar, mas as informações apontam que Cleber já conta com o apoio do vereador Artur Tenório ( PSB) e do ex-vereador Alci Tenório e algumas outras lideranças que foram candidatos em 2020. Renato Almeida é cogitado como sendo o vice na chapa, caso outras configurações não surjam.


A CANDIATURA DE FABRÍCIO FERNANDES – Fabrício Fernandes foi conselheiro tutelar no município e em 2022 candidatou-se a deputado estadual pelo Psol. Recentemente filiou-se ao histórico PDT que é presidido no estado pelo ex-deputado Wolney Queiroz e lançou-se candidato a prefeito de Iati.

PAULINHO SOUZA O VICE DE MARIA AUGUSTA – Na última semana, Maria Augusta lançou o nome do ex-secretário de finanças Paulinho Souza. Ele é sobrinho de Tonho de Lula (prefeito de Iati) e foi braço forte da gestão nos últimos anos e tinha seu nome especulado para suceder o tio.

A FORÇA DOS VEREADORES – Iati possui em sua câmara onze vereadores. Destes, dois estão com Maria Augusta. Um possivelmente está com Cleber do Poço e seis são firmes na base do prefeito Tonho de Lula. Outros dois vereadores ainda não teriam definido qual chapa irão apoiar.

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem