GARANHUNS - Vereador quer "abono educador" pago todos os anos aos professores


GARANHUNS - Vereador quer "abono educador" pago todos os anos aos professores

Vereador Alcindo Correia

Foi aprovado na reunião ordinária da câmara de vereadores de Garanhuns, na quarta-feira (23), requerimento do vereador Alcindo Correia (de saída do PCdoB), que pede a volta do abono educador e que o benefício seja pago todos os anos aos profissionais, independente das sobras dos recursos da educação. O pedido foi aprovado por todos os vereadores da sessão.


Em seus argumentos, o vereador cita o fato de que o abono educador era um direito já há muito tempo introduzido no município e em uma das reformulações do PCC (plano de cargos e carreiras), foi vinculado que a benesse,  somente seria pago aos professores, caso houvesse sobras dos recursos do FUNDEB. O que na prática nunca ocorreu.

O requerimento pede que o abono educador, no valor de um salário mínimo seja pago, independente de sobras ou não, restabelecendo assim um direito antigo da categoria, que todo mês de outubro recebia o valor.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL - Alcindo Correia, que é da base do prefeito Izaias e que também já foi líder do governo no legislativo, quer que o município adote o modelo de escola de tempo integral, efetivada na escola Padre Agobar Valença (antigo Municipal), que breve mudará de local de funcionamento.

A escola que por décadas funcionou ao lado da hoje AESGA, acabou tornando-se anexa da autarquia e deverá mudar para as novas instalações que estão sendo finalizadas e ficam localizadas ao lado da câmara de vereadores.

A proposta é que a escola ofereça dupla jornada de estudos, com carga horária de 45h/a semanais, divididas nos cinco dias semanais, de forma que os alunos conciliem os horários de estudo com programas de estágios e até mesmo do programa Jovem aprendiz.

Garanhuns é hoje uma cidade pólo e de referência em educação de todo o estado de Pernambuco e seria um passo importante por parte da gestão municipal, implantar um modelo de políticas públicas educacionais diferenciadas aos docentes. A proposta precisa ser aceita pelo prefeito Izaías e implantada através da secretaria de educação. 

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem