Ad Code

Responsive Advertisement

DEMORA DE RAQUEL LYRA EM ANUNCIAR O REAJUSTE DO PISO DOS PROFESSORES ESTADUAIS PREJUDICA TAMBÉM OS PROFISSIONAIS NOS MUNICÍPIOS

O reajuste no piso nacional dos professores foi anunciado no último dia 16 de janeiro pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O reajuste foi de 14,94% e neste ano de 2023 o piso dos professores será de R$ 4.420,55.

Recém-eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) ainda não anunciou quando vai começar e se vai pagar o reajuste aos professores da rede estadual de ensino que é composta de cerca de 37 mil professores.

O silêncio adotado por Raquel até o momento tem impactado negativamente também os professores das redes municipais de ensino. Praticamente todos os prefeitos adotam o silêncio total a respeito do assunto o que tem incomodado bastante os professores dos municípios pernambucanos

São dezenas de gestores que todos os anos fazem uma verdadeira guerra contra os professores para não pagamento dos salários dos profissionais do magistério, alegando que em seus municípios esses profissionais já recebem acima do piso.

Ocorre que o piso nacional dos professores obedece basicamente a lei 11.738 de 2008 (lei do piso) e as leis municipais que instituíram os PCC’s, hoje conhecidos como PCCR’s. Que são dispositivos legais de valorização da categoria e que não podem ser deixados de lado para a composição salarial da categoria.

Em 2022 o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) anunciou o reajuste de 35% no salário dos professores no dia 11 de fevereiro. Após o projeto foi encaminhado à ALEPE, aprovado e sancionado por Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários