Ad Code

Responsive Advertisement

LEI ALTERA BRASÃO QUE SERÁ UTILIZADO PELO LEGISLATIVO SALOAENSE A PARTIR DE 2025

Brasão do município de Saloá

A câmara municipal aprovou na última quinta-feira (16) a alteração do brasão que será utilizado pelo legislativo saloaense a partir de 2025. A decisão não foi unânime e 03 (três) dos 09 (nove) vereadores (as) votaram contra a sua aprovação.

O novo brasão surgiu única e exclusivamente da vontade do presidente da câmara de vereadores, José Francisco Curvelo (Jamelão/ MDB), que apresentou o PL nº 003, de 09 de janeiro de 2025 e contou com a aprovação de 06 (seis) vereadores (as).

"Novo Brasão a ser utilizado pelo legislativo de Saloá

Pelas redes sociais a vereadora Maria Adriana (Ana Alves/PSDB) mostrou a população que se posicionou contra o referido projeto pelo fato de: “considerar desnecessário a criação do referido Brasão, pois, prezo pela belíssima história contada no atual Brasão do nosso município...”

Em outro trecho de sua postagem escreve a parlamentar: “...na fase da elaboração do referido projeto e do desenho gráfico do Brasão, não teve o crivo da população ou, sequer, foi convocado audiência pública, para que houvesse manifestação do povo...”.

Ainda pelas redes sociais o novo brasão que será utilizado em documentos e outros meios foi alvo de algumas críticas e ponderações por parte de alguns professores com raízes em Saloá e da população civil.

Bandeira de Saloá

Em um comentário foi escrito o seguinte: “...peço com total respeito aos vereadores que votaram esse PROJETO que expliquem à população o significado desse Brasão. Me desculpem. Pois sou professora e quero conhecer o significado da arte”.

Em outro comentário, um popular elogiou o fato da vereadora Maria Adriana ter votado contra a mudança. “Parabéns, Ana por sua postura. Nunca vi uma coisa tão feia”.

Pelas informações levantadas votaram contra a inserção do novo brasão os(as) vereadores(as), Ana Alves, Zé Cabeleireiro (Republicanos) e Jean França (PSB).

A aprovação desse “novo brasão” na prática faz com que o brasão do município de Saloá deixe de ser utilizado pela câmara de Saloá. Em 60 anos de história nunca um vereador de Saloá ousou modificar a história contada no atual brasão da história de Saloá que representa o momento da emancipação política do município.

Fachada da Câmara de Saloá, imagem de dezembro de 2024

MINHA OPINIÃO (Wellington Freitas)

Como em outrora me posicionei em redes sociais contrário a mudança que foi imposta pela gestão da câmara municipal nunca é uma tarefa fácil modificar o curso da história de uma localidade, o caminho percorrido por longínquos.

São necessárias várias discussões intelectuais e uma reflexão em um processo que muitas vezes se mostra longo com toda uma população. Afinal a história pertence a totalidade do conjunto de pessoas que formam um território municipal.

Pondero que faltou um discernimento do autor do projeto e meu amigo vereador Jamelão.  Que no sentido de implantar um desejo pessoal, tivesse trilhado outro caminho e como forma alternativa poderia ter simplesmente feito um slogan que identificasse sua gestão ante as que outrora tiveram passagem pela câmara municipal.

Slogans ou identidades visuais novas, todos os gestores fazem para identificarem seus mandatos. É normal em todo e qualquer município. No entanto não se mexem nos símbolos municipais que representam um recorte temporal e histórico de um povo, nossas memórias.

Conhecedor profundo da história política, administrativa, cultural e familiar da formação do povo saloaense o “novo brasão” contém erros históricos graves e erros gráficos gritantes, uma vez que imagino que seja um brasão pensado exclusivamente para ser utilizado pelo legislativo saloaense.

Outra questão é que a aprovação do “novo brasão” através de um projeto de lei ordinária, que agora será lei ordinária na câmara impõe a utilização – a menos que seja revogado agora ou no futuro – obrigatória pelos próximos presidentes, o que é de certa forma uma afronta ao que é pregado aos ventos “Saloá com Liberdade”.

Outra questão gritante é que a composição da nova câmara de Saloá – não todos – devem estar atentos a historicidade, intelectualidade e independência do povo saloaense, que forjou esse município com muitas lutas.

“O melhor professor, são nossas tradições, nossas memórias, nossa história”.

Postar um comentário

0 Comentários