Saloá entre as piores transparências do estado, classificação geral e geração de emprego também preocupa - EDUCAÇÃO TEVE BOA AVALIAÇÃO E SALVOU O MUNICÍPIO
O município de Saloá, tem comemorado nas redes sociais o estudo divulgado pela ONG, Ranking dos Prefeitos de Pernambuco. Que divulgou um balanço com todos os gestores de Pernambuco, analisando mediante dados disponibilizados por órgãos de fiscalização do estado. Foram analisados: Saúde, Educação, Transparência, Empregos, Segurança e Finanças.
Os índices apresentados pelo município de Saloá preocupa, principalmente em políticas que incentivem a geração de empregos e na transparência, ficando entre os piores do estado. Na classificação geral, o município ficou aquém das expectativas, ocupando apenas a 106º colocação geral.
O levantamento acabou evidenciando o que já parecia ser endêmico da nova administração, a falta de transparência.
A falta de transparência em qualquer município aumenta a corrupção por parte dos agentes públicos, já que a população não tem acesso a dados e documentos, dificultando e muito a fiscalização e o acompanhamento nas execução de obras e serviços.
Já a educação, depois de passar por vários problemas durante a administração do atual gestor, conseguiu um importante 2º lugar entre todos os municípios pernambucanos. O índice aponta para um acerto na mudança do direcionamento da educação saloaense ocorrida nos últimos anos.
A saúde não teve uma boa avaliação e mostra que nada de novo está sendo feito ou produzido. A população reclama constantemente da saúde e alguns serviços tiveram diminuição da oferta.
Os professores saloaenses estão de parabéns, pois mesmos após verem os recursos dos precatórios do FUNDEB serem negados a mais de 5 anos. Mesmo após terem que passar por uma desgastante greve de professores. Mesmo após o município promover o fechamento de mais de 15 escolas rurais e mesmo após tentativa de diminuição dos seus salários continuaram levando o melhor para seus alunos.
A secretaria de educação também ganha créditos, por detectar as mazelas em sua rede de ensino e implementar novos horizontes com um foco nas avaliações externas e qualificação de seus professores.
No geral a avaliação do município foi negativa e necessita de um cuidado maior com a coisa pública. Para os próximos anos necessita melhorar e muito a infraestrutura da que é oferecida atualmente. A segurança pública precisa melhorar, principalmente naquela oferecida pelo estado de Pernambuco, que implantou um verdadeiro presídio na cidade e no entanto nunca ofereceu quantitativo suficientes de agentes de segurança pública.
A transparência parece ser uma questão que a atual administração é incapaz de resolver, pois tem medo de tornar público suas contas. Situação ainda pior do que o da prefeitura é a da câmara de vereadores local, pois o portal da transparência está zerado, não possui quaisquer dados sobre a atual legislatura.
As políticas de geração de emprego no município são um fiasco, e não existe nenhum incentivo por parte do poder público, mesmo a cidade tendo um grande potencial na área turística.
0 Comentários
Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.