Haroldo filia-se ao Republicanos, Silvino continua no PTB, Luizinho vai para o PSB de Sivaldo e Zaqueu monta chapa no PP e MDB
Com o fim do prazo das filiações e da janela partidária para os detentores de mandatos nas câmaras municipais que se encerraram no sábado 04/04, as eleições que poderão ocorrer ou não, entram em uma nova fase. Quem conseguiu formar candidaturas proporcionais em torno de seus projetos majoritários, poderá ser candidato a prefeito. Já quem patinou e não conseguiu se adequar a nova legislação o caminho natural e mais fácil será apoiar projetos maiores.
Em Garanhuns, cidade considerada QG do PTB do ex-senador, ex-deputado federal e ex-ministro, Armando Monteiro, esta que é cobiçada há vários anos pelos socialistas do PSB do governador Paulo Câmara, os movimentos são no sentido de múltiplas candidaturas majoritárias.
Haroldo Vicente – Atual vice-prefeito do município, vinha tendo seu nome defendido pelo prefeito Izaías Régis (PTB) nos últimos meses. Mas, recentemente teve que lhe dar com o fato de ver sua pré-candidatura desidratando e ver os rumores de que não será mais o agraciado pela ala governista eclodir. Mesmo assim acertou sua filiação ao Republicanos do deputado federal, Silvio Costa Filho e deve continuar o sonho de ser candidato a prefeito de Garanhuns.
Silvino Duarte – O ex-prefeito vinha sendo preterido até pouco tempo pelo prefeito Izaias Régis, mas, tinha uma ala governista simpática ao seu nome e contava com o apoio público de Armando Monteiro. O bom desempenho nas pesquisas eleitorais de 2019 e algumas em 2020 e penetração política forte em camadas da sociedade, alavancaram-no e hoje o colocam como o principal nome para suceder o atual prefeito. Ficou no PTB o que foi determinante para o atual momento.
Sivaldo Albino – Principal nome da oposição, o ex-vereador e agora deputado estadual deve ser a principal pedra no sapato do PTB de Armando e Izaías. Tem plenas condições de ganhar a prefeitura e além de ter o apoio do governador Paulo Câmara (PSB), conseguiu formar uma grande turma de pré-candidatos a vereadores e conta com parlamentares de mandatos, como é o caso de Betânia da ação Social e Tonho de Belo.
Luizinho Roldão que vinha propagando sua pré-candidatura a prefeito com direito a evento do PCdoB e apoio da vice-governadora Luciana Santos, acabou sofrendo com a baixa estrutura partidária e anunciou filiação ao PSB de Sivaldo. Provavelmente será candidato a vereador.
Zaqueu Naun – Diante dos seus adversários é o que mais conversa com a periferia e tem perfil de povão. Figura bastante simpática aliou-se com o também vereador, Audálio Ramos (MDB), que é cotado para ser seu vice. Fez aliança com o competente ex-secretário Alfredo Góis e o conhecido Coronel Campos, que assim como Zaqueu foram candidatos a deputado estadual.
Zaqueu, encontrou guarita no Progressistas de Dudu da Fonte, que ao lado de Claudiano Martins são os escudeiros do projeto majoritário. Provavelmente abrigou as candidaturas proporcionais entre o MDB e o Progressistas. Possui penetração política necessária para surpreender.
Pedro Veloso - É médico e um ponto fora da curva por ser filiado ao PT e defensor do ex-presidente Lula - já que sua classe médica na sua maioria carrega o antipetismo -, ao lado da presidente municipal Lucimar deverá realizar uma campanha com foco no social e defesa dos direitos de trabalhadores em geral.
A política em Garanhuns, assim como sua realização ou não neste ano de 2020 mostra-se indefinida sendo difícil apontar algum favoritismo neste momento.
0 Comentários
Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.