CRISE OU ESTRATÉGIA POLÍTICA? SUPERSECRETÁRIO MARUIM FOI EXONERADO PELO PREFEITO DE SALOÁ

Foi divulgado no início da tarde da última terça-feira (16) a suposta exoneração do secretário de administração de Saloá, Marcos Aurélio Florentino, também conhecido como “Maruim”. Ele que tinha o status de supersecretário adquirido no governo anterior do prefeito Ricardo Alves (MDB).

A notícia está sendo comentada por toda a classe política de Saloá e de vários outros municípios, que tinham conhecimento sobre o poder de Maruim dentro da administração da prefeitura municipal. A notícia foi comemorada pela própria base do governo Júnior de Rivaldo (PSB).

Pelas reações da própria base governista, nota-se que o secretário não era nada querido entre os seus e algumas informações de bastidores apontam que o próprio grupo vinha pedindo constantemente o afastamento do supersecretário.

O S-U-P-E-R-S-E-C-R-E-T-Á-R-I-O - Supersecretário pelo fato de mandar em praticamente todas as áreas que se possa imaginar. Após o início do governo do então prefeito Ricardo Alves lá em 2013, Maruim começou a fazer parte da equipe e iniciou sua escalada de poder dentro da prefeitura.

RELAÇÃO COM O EX-PREFEITO - Sempre foi o “homem forte” o “homem de confiança” de “extrema confiança” do prefeito Ricardo. Maruim até sua exoneração sempre foi o braço direito de Ricardo resolvendo todo tipo de questão dentro da administração.

SUPERPODERES - Transportes eram com Maruim. Gasolina era Maruim que resolvia. Compras era com Maruim. Emprego era só falar com Maruim. Não atendia pleitos de vereadores. Desautorizava tentativas de ações por outros secretários. Tudo era Maruim.

Não caia uma gota de chuva das torneiras do município de Saloá que não passasse pelo crivo de Maruim. Mas o que todo mundo tá esquecendo e fazendo de conta que não existia é que Maruim não fazia nada, isso mesmo, nada sem o consentimento de RICARDO ALVES.

Existe um achincalhamento público de Maruim nesse momento em Saloá, mas, repito. Tudo tinha o consentimento de Ricardo, que sempre soube de tudo. Tudo.

O BOI DE PIRANHA - Reza a lenda que na travessia de um rio cheio de piranhas, pessoas enviaram um boi na travessia do rio. Uma vez que o boi foi atacado pelas piranhas, as pessoas passaram ilesas pelo rio. 

Se Maruim não atendia as reinvindicações de vereadores era porque Ricardo não queria atender. Se Maruim não atendia pleitos da população era porque Ricardo determinava. Se Maruim tinha superpoderes foi porque Ricardo os deu. Se Maruim não atendia o grupo político era porque Ricardo não queria.

EXONERAÇÃO – A exoneração, ou suposta exoneração realmente pegou muitos de surpresa. Pois Maruim está para Ricardo assim como PC Farias era para o governo Color de Melo – os mais experientes saberão do que falo -. Se Maruim era isso ou aquilo era com a anuência de Ricardo.

PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR – O desgaste de Maruim perante o grupo político ficou mais evidente quando em 2023 surgiu a hipótese de que seria candidato a vereador.

Os superpoderes fizeram com que ele avançasse rapidamente nas bases eleitorais de vereadores e lideranças que foram candidatos em outras eleições. Eram pessoas e mais pessoas sabedoras da influência de Maruim que vinham se declarando a votar nele. De fato, não é bem-querido pela população em geral, mas iria ser eleito com certeza.

RELAÇÃO COM O ATUAL PREFEITO – Nos corredores invisíveis de quem vive a política diariamente, Maruim tinha mais poder do que o próprio prefeito Júnior de Rivaldo, que pelas informações estava sofrendo pressões e mais pressões para o afastar de suas funções.

CRISE POLÍTICA? Não acredito. Somente a exoneração de Maruim não me convence de uma suposta crise, uma vez que detém ainda infindáveis regalias dentro da estrutura do governo, inclusive com pessoas suas no alto escalão da prefeitura.

ESTRATÉGIA POLÍTICA? O tempo dirá. Maruim era apontado como o causador de muitos problemas dentro da estrutura política da base governista. Se o problema foi afastado então o problema está resolvido.

Alguns políticos e lideranças políticas creditavam a Maruim o fato de terem saído da base do governo. Então eu pergunto. A saída de Maruim muda alguma coisa? Podem trazer as pessoas de volta a base do governo?

BOA NOTÍCIA PARA A SITUAÇÃO – Repito. Quem está comemorando a notícia do afastamento de Maruim do governo é a própria base governista. Estão soltando fogos. Batendo palmas. O sorriso está de orelha a orelha.

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, não ofenda nem denigra e identifique-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem